Você já deve ter ouvido a seguinte frase “O intestino hoje é considerado o segundo cérebro”, tamanha é a importância desse órgão para a digestão, absorção, excreção, produção de neurotransmissores, hormônios, imunidade e desintoxicação.
Sabemos também que nas últimas décadas, os hábitos alimentares e o estilo de vida das pessoas ao redor do mundo passaram por várias modificações.
Baixo consumo de nutrientes e consumo de toxinas como agrotóxicos e outros xenobióticos levam a alguns problemas intestinais:
1 – Incrustações Fecais: Resíduos de alimentos colados nas paredes do intestino. Crostas de fezes.
2 – Disbiose: Estado no qual a microbiota produz efeitos nocivos no organismo através de mudanças nos tipos e quantidades de microorganismos, na sua atividade metabólica e na sua distribuição no TGI.
3 – Hiperpermeabilidade Intestinal: As toxinas produzidas na disbiose, as agressões por consumo de alimentos inadequados e presença de alimentos alergênicos, provoca aberturas nos espaços intercelulares das células intestinais que permitem a passagem de moléculas grandes como polipeptídios ou proteínas. As proteínas que são absorvidas mal digeridas são imunogênicas e podem ser reconhecidas em qualquer órgão. Se chegam até a articulação, ali são atacadas e destruídas por células do sistema imune, gerando inflamação dentro da articulação. O mesmo ocorrerá na tireoide, no pâncreas no pulmão, etc. Efeitos da hiperpermeabilidade são vistos até no cérebro: Alzheimer, esclerose múltipla, autismo e hiperatividade. As partículas estranhas induzem a produção de interleucinas pró-inflamatórias que penetram no cérebro.
4 – Inflamação Intestinal: Alimentos alergênicos, disbiose e hiperpermeabilidade.
Além de pensarmos em melhorarmos a alimentação, precisamos desintoxicar nosso intestino e tratar a disbiose de tempos em tempos. Se você deseja fazer um DETOX de verdade, limpar realmente seu intestino, veja a Live que fiz passando o passo a passo de como fazer!!!
Isso evitará diversas doenças e renovará sua energia e disposição no dia a dia! Assista e vamos lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *